sábado, 13 de março de 2010

Directo 2ª etapa

Apesar de curta, a ligação tem quatro metas intermédias: duas contagens de montanha de terceira categoria e duas metas volantes. Recorde-se que, por se disputarem duas etapas num dia, o esquema normal de bonificações é alterado. Assim, na chegada são atribuídos 6,4 e 2 segundos, aos três primeiros. Só a meta volante da Guia (km 33,3) é bonificada (3,2 e 1 segundos).



As metas intermédias são as seguintes: P. Montanha de 3ª cat., km 12,4; Meta Volante Guia km 33,3; P. Montanha de 3ª cat., km 44; Meta Volante Olhos d'Água km 53,1.



Alinharam 117 corredores na primeira das três etapas da prova. Cinco já fizeram as malas. Hugo Viegas (Eq. Mista Loulé/Huelva) chegou fora do controlo. Pedro Santos (Maia/Bkie Team), Vítor Lopes (Crédito Agrícola), José Freitas (Gondomar Cultural) e Loic Cristina (Eq. Mista Loulé/Huelva) desistiram.



Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) parte na liderança, dispondo de dois segundos de vantagem sobre Celestino Pinho (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow). Segue-se André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 4 segundos. Bruno Pires (Barbot-Siper), Guilherme Lourenço (Mortágua/Basi) e José Mendes (LA-Paredes Rota dos Móveis) estão a seis segundos e são os únicos corredores a menos de um minuto do camisola amarela.



A segunda etapa tem partida às 16h00.



Km 0: Foi dada a partida para a segunda etapa.



Km 5: seis homens em fuga. Pelotão a 16 segundos.



Composição do grupo de escapados: Fábio Coelho (Cartaxo Capital do Vinho), Luís Afonso (Aluvia/Valongo), César Fonte (Barbot-SIper), Bruno Pinto (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), Luís Silva (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) e Rui Sousa (Barbot-Siper).



Km 10: A caminho da primeira contagem de montanha do dia, os seis da dianteira têm 18 segundos de vantagem sobre o pelotão, no qual atacam três homens.



Os três corredores que saltaram do pelotão já alcançaram os seis da dianteira. O trio é formado por João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), Pedro Paulinho (Mortágua/Basi) e Moreno Ribeiro (Cartaxo Capital do Vinho).



Moreno Ribeiro foi alcançado pelo pelotão ainda antes da passagem na montanha. Oito corredores em cabeça de corrida. Pelotão a 20 segundos na subida para a contagem de terceira.



Km 14: A situação de corrida mudou completamente. O grupo de escapados foi alcançado. Entretanto destacaram-se outros corredores, Estão cinco em cabeça de corrida e três em posição intermédia. Já se passou na contagem de montanha. O rádio-volta ainda não anunciou a composição da nova fuga nem a ordem de passagem na montanha.



Ordem de passagem na montanha: 1º Luís Silva (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 2º César Fonte (Barbot-Siper), 3º João Cabreira (CC Loulé-Louletano-Aquashow).



Km 17: Seis fugitivos: Fábio Coelho (Cartaxo), Pedro Paulinho (Mortágua/Basi), Luís Afonso (Aluvia/Valongo), Pedro Soeiro e Bruno Pinto(CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow) e Rui Sousa (Barbot-Siper). Pelotão a 45 segundos.


Da confusão resultou mudança na cabeça de corrida. Dois homens na frente. Ainda não foram divulgados os seus nomes.


Km 33: A confusão não aconteceu apenas na corrida, mas também nas comunicações. Composição do grupo de fugitivos, que tem 1m21s para o pelotão: Fábio Coelho (Cartaxo), Pedro Paulinho (Mortágua/Basi), Luís Afonso (Aluvia/Valongo), Pedro Lopes e Bruno Pinto (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), César Fonte e Rui Sousa (Barbot-Siper), Luís Silva (Palmeiras Resort-Prio-Tavira)



Km 33,3: Meta Volante Guia. Ordem de passagem: 1º Luís Silva, 2º Rui Sousa, 3º Bruno Pinto. Bonificaram 3, 2 e 1 segundos, respectivamente.



Pedala-se a toda a velocidade para a segunda contagem de montanha da etapa, colocada ao quilómetro 44.



Além de camisola amarela, Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista) é o líder da montanha. Luís Silva, vencedor da primeira contagem desta tarde, pode ficar com os mesmo pontos de Sérgio Sousa, no caso de conseguir passar na frente na próxima subida pontuável.



Km 44,4: Ordem de passagem na contagem de montanha: 1º César Fonte, 2º Luís Silva, 3º João Cabreira. Fábio Coelho perdeu o contacto com a frente de corrida. Pelotão comandado pela Madeinox-Boavista a 57 segundos.



Sérgio Sousa já garantiu um objectivo: Continua líder da montanha. Mais importante será defender a camisola amarela, mas é para isso que trabalha a sua equipa, que impõe o ritmo no pelotão, quando falta pouco mais de 20 quilómetros para o final.



Luís Silva não conseguiu chegar à camisola da montanha, mas poderá substituir o colega André Cardoso no topo da classificação das metas volantes, pois já está empatado em pontos e ainda se mantém em fuga, com condições para pontuar no sprint intermédio de Olhos d'Água, ao quilómetro 53,1.



Km 55: César Fonte isolou-se, passou na frente da meta volante e agora pedala sozinho na frente de corrida. Pelotão a 35 segundos. Os restantes fugitivos já foram absorvidos pelo pelotão.



Não foi dada no rádio-volta a restante ordem de passagem na meta volante, mas sabe-se que há quatro corredores empatados na frente desta classificação. A liderança será atribuída pela classificação geral após a etapa.



A diferença é escassa e dá margem para pensarmos numa chegada em pelotão.



Nova situação de corrida a 5 km da meta: Cinco homens na frente. Pelotão a 25 segundos.



Fugitivos: César Fonte, Ricardo Mestre, Bruno Saraiva, Micael Isidoro e Miguel Candil.



2 km para o final: Barbot aposta em Bruno Lima e consegue fazer a junção do pelotão aos ecapados.



Tudo indica que será um pelotão compacto a discutir a vitória em Ferreiras.



Km 63,4: Vitória de Cândido Barbosa num último esforço.



Sérgio Sousa manteve a liderança.



Cândido Barbosa dá a primeira vitória do ano ao Palmeiras Resort-Prio-Tavira.



Aguardamos classificações.



1º Cândido Barbosa
2º Bruno Sancho
3º Filipe Cardoso
4º Bruno Saraiva
5º Sérgio Sousa
6º Celestino Pinho
7º Daniel Mestre
8º Pedro Soeiro
9º Bruno Lima
10º Marco Coelho




A geral mantém inalterada:
1º Sérgio Sousa
2º Celestino Pinho, a 2s
3º André Cardoso, a 4s

Sem comentários:

Enviar um comentário