sábado, 13 de março de 2010

1ª etapa Volta a albufeira... ja se ganha

Sérgio Sousa, da Madeinox-Boavista, foi o mais forte no sprint a seis na chegada em Olhos de Água da primeira etapa da Volta a Albufeira, uma curta ligação de 88 quilómetros que poderá ter restrito a decisão da vitória final aos fugitivos dado que o pelotão cruzou o risco com 1m51s de atraso. A escapada decisiva deu-se após ultrapassadas as duas contagens de montanha do percurso, já depois da cinquentena de quilómetros percorridos, e na neutralização da escapada de 21 elementos que animou previamente a corrida.

Com representação de todas as equipas profissionais, Sérgio Sousa, Bruno Pires (Barbot-Siper), Celestino Pinho (CC Loulé-Louletano), André Cardoso (Palmeiras Resort-Tavira), José Mendes (LA Rota dos Móveis) e Guilherme Lourenço (Mortágua) adiantaram-se no pelotão ampliando de forma célere a sua vantagem perante a descoordenação do pelotão que, recorde-se, tal como na prova de abertura, não usa rádios de comunicação com os directores-desportivos.

A colaboração foi equilibrada entre os escapados, tendo sido André Cardoso quem se poupou aos maiores esforços. No final, já com a perseguição da Palmeiras Resort-Tavira e da LA Rota dos Móveis a ameaçar diminuir consideravelmente a vantagem foi a vez dos fugitivos encetarem uma série de ataques. As tentativas não deram fruto e, sobre o risco, o mais forte foi Sérgio Sousa, na primeira vitória da época da Madeinox-Boavista, diante de Celestino Pinho e André Cardoso, respectivamente segundo e terceiro classificados. Depois dos escapados, Rui Vinhas (Aluvia) encabeçou o grupo perseguidor – a 1m26s – já com o pelotão liderado por Bruno Lima (Barbot-Siper) nos calcanhares, a 1m51s.

“Foi uma fuga bastante renhida”, comentou Sérgio Sousa. “Na parte final estavamos bastante reticentes, não sabiamos as forças dos adversários, mas, de qualquer forma foi uma resposta para aqueles que diziam que o Boavista não estava tão bem apetrechado. Conto com a minha equipa para dar o máximo e defender a liderança”, acrescentou.


CLASSIFICAÇÕES
1ª etapa: Albufeira – Olhos de Água, 88.3 km
1º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 2h08m35s
2º Celestino Pinho (CC Loulé-Louletano-Aquashow), mt
3º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
4º Bruno Pires (Barbot-Siper),mt
5º Guilherme Lourenço (Mortágua), mt
6º José Mendes (LA Rota dos Móveis), mt
7º Rui Vinhas (Aluvia-Valongo), a 1m26s
8º José Gonçalves (Liberty Seguros/SM Feira), mt
9º Diogo Nunes (CC Tavira),mt
10º Bruno Lima (Barbot-Siper), a 1m51s

Geral individual
1º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 2h08m35s
2º Celestino Pinho (CC Loulé-Louletano-Aquashow), a 2s
3º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 4s
4º Bruno Pires (Barbot-Siper), a 6s
5º Guilherme Lourenço (Mortágua), mt
6º José Mendes (LA Rota dos Móveis), mt
7º Rui Vinhas (Aluvia-Valongo), a 1m32s
8º José Gonçalves (Liberty Seguros/SM Feira), mt
9º Diogo Nunes (CC Tavira),mt
10º Bruno Lima (Barbot-Siper), a 1m57s

Sem comentários:

Enviar um comentário