domingo, 14 de fevereiro de 2010

Os objectivos, e como o professor José Santos vê os seus ateletas








Se a nível internacional a projecção de Portugal no ciclismo parece ser um dado adquirido tendo em conta os resultados já obtidos por Manuel Cardoso e Rui Costa, a nível interno vivem-se momentos difíceis no ciclismo, uma modalidade onde faltam mais equipas no escalão principal e um calendário mais ambicioso.
Quase 3 décadas no ciclismo, muitas foram as vezes que a saída de atletas fulcrais deixaram a equipa aparentemente sem argumentos para lutar pelas vitórias. Os momentos difíceis sempre foram superados com a constante aposta em jovens talentos, cimentando uma das principais características que se tornou na principal imagem de marca da equipa de ciclismo do Boavista – Combatividade.

Manuel Cardoso e Tiago Machado, dois dos mais promissores valores do ciclismo nacional (ou duas certezas) que iniciaram este ano a aventura no mais alto escalão do ciclismo, o ProTour, chegaram ao profissionalismo no Boavista.

O inicio de 2010 não foi fácil para o Boavista, a equipa viu mais uma vez sair atletas fulcrais para a equipa como a principal estrela Tiago Machado, o sprinter Bruno Lima, o valioso Nelson Rocha e Santi Perez.

Para colmatar as saídas, a equipa comandada pelo Prof. José Santos voltou a apostar na juventude, contratando 3 jovens promessas do ciclismo. Marco Cunha que aos 17 anos teve a sua primeira experiência numa equipa profissional (Madeinox-Bric), Ricardo Vilela, o actual campeão nacional de fundo sub23 e o basco Alberto Morrás.



Equipa:


Danail Petrov
Data Nascimento: 05-02-1978
Naturalidade: Bulgária
Principais caracteristicas: Rolador e finalizador
Equipas Anteriores: Tavira ; Carvalhelhos – Boavista ; MSS – Póvoa; Benfica;
Local de residência: Bulgária

Como José Santos vê este ciclista:
“ Excelente rolador, será uma mais valia da equipa em chegadas duras, onde os sprinters chegam debilitados. Em 2009 esteve prestes a vencer o Prémio CTT, alcançando o segundo lugar. Será uma das principais apostas para as grandes provas , em especial a Volta a Portugal onde poderá aspirar a ganhar uma etapa.”

Célio Sousa
Data Nascimento: 31-03-77
Naturalidade: Lordelo – Paredes
Principais características: corredor de equipa e bom rolador
Equipas anteriores: Paredes-R.Móveis (2001/02); Carvalhelhos-Boavista (03/05), Madeinox-Boavista ( 2008)
Local de residência: Lordelo, Paredes

Como José Santos vê este ciclista:
“É por excelência um ciclista de equipa, sempre pronto a trabalhar para os colegas melhores classificados, espreitando sempre uma oportunidade , onde poderá aliar a experiência ao desempenho físico”

Joaquim Sampaio
Data Nascimento: 17-02-1970
Naturalidade: Guimarães
Principais características: contrarrelogista e ciclista de equipa.
Equipas anteriores: Tensai (91); Sicasal (93/94); UC Maia (94/98), P.Ravessa (99/01), Carvalhelhos-Boavista (2005-07)
Local de residência: Landim, VN Famalicão

Como José Santos vê este ciclista:
“ É o mais velho do pelotão nacional, com 40 anos de idade. Apesar da idade ainda venceu duas provas em 2009, entre as quais o Prémio Abimota. É um dos melhores especialistas de contrarrelógio do nosso país e uma esperança para alguns lugares no pódio em 2010.”

Sérgio Sousa
Data de nascimento: 11-10-1983
Naturalidade : Santo Tirso
Principais características: ciclista completo
Equipas anteriores: AC Barroselas; CC Lousada; SM Feira/SJ Vêr; Carvalhelhos-Boavista; Madeinox-Bric
Local de residência: Santo Tirso
Como José Santos vê este ciclista:
“Foi o vencedor do Prémio da Montanha da Volta a Portugal de 2009, graças ao seu espírito voluntarioso , recompensado também com um importante triunfo nas metas volantes da Volta ao Algarve. Quer dizer nas melhores provas nacionais marcou presença. Este ano, com mais liberdade de acção, poderemos contar com o Sérgio para mais altos voos . “



João Benta
Data de nascimento: 15-03-83
Naturalidade : Esposende
Principais características : rolador
Equipas anteriores : S.João de Ver ; Casa Activa e Madeinox- Boavista.
Local de residência : Esposende
Como José Santos vê este ciclista:
“A estreia em 2009 não foi auspiciosa, esperava-se algo mais, mas é sempre um ano de adaptação ao ritmo e vigências profissionais. Considerado uma das esperanças do futuro ciclismo nacional, espera-se pela sua confirmação nesta temporada .”

Luís Pinheiro
Data de nascimento: 05-06-1980
Naturalidade: São João da Madeira
Equipas anteriores: S.João de Ver - Liberty Seguros ( 2007) e Madeinox.Boavista ( 2008)
Local de residência: S.João da Madeira
Principais características : ciclista de equipa.
Como José Santos vê este ciclista:
“ Custou a adaptar-se a uma nova forma de correr e encarar as provas. O ano passado ainda tinha um chefe de fila assumido para trabalhar, este ano deverá ter a sua oportunidade, pois foi grande a evolução de 2008 para 2009. ““

Marco Cunha
Data de nascimento: 28-02-1987
Naturalidade: Santa Maria da Feira
Equipas anteriores: Casa Activa.
Local de residência: Espinho.
Principais características: sprinter
Como José Santos vê este ciclista:
“ Foi o vencedor da Volta a Portugal do Futuro 2009, venceu várias provas ao sprint, a sua especialidade. Vai encarar a sua primeira época como profissional assumindo o ligar de sprinter, de uma equipa onde já passaram os melhores velocistas portugueses de sempre( Ruas,Paulo Pinto, Pedro Silva, Cardoso.). Sem pressões há-de alcançar o lugar mais alto do pódio em 2010.”

Ricardo Vilela
Data de nascimento: 18-12-1987
Naturalidade: Bragança
Equipas anteriores: S.João de Ver ; Liberty Seguros ( 2009 )
Principais características: trepador
Como José Santos vê este ciclista:
“ Sagrou-se campeão nacional do escalão sub-23 em 2009, e é uma das grandes esperanças do ciclismo nacional, depois de uma estreia ao nível profissional em 2009, onde foi poupado numa equipa recheada de estrelas pálidas. Em 2010 espero que venha a acompanhar os melhores nalgumas etapas de montanha, quem sabe na Senhora da Graça, em terra de transmontanos “




ALBERTO MORRÁS
Data de nascimento : 31-03-1987
Naturalidade : Vitoria ( País Basco )
Equipas anteriores : Seguros Bilbau
Principais características : trepador.
Como José Santos vê este ciclista:
“ Foi o vencedor do Copa de Espanha do escalão sub-23, o que lhe confere desde logo um dos melhores curriculums do país vizinho no seu escalão. Catalogado como bom trepador fará a sua estreia no profissionalismo, depois de ter estagiado em 2009 na Madeinox-Boavista onde participou na Vuelta a Chiauhua, no México, esperando que em 2010 discuta algumas classificações do Prémio da Montanha. “


Opinião geral:

“ Como seremos em 2010, sem o Tiago Machado ? Impetuosos, combativos, procurando os êxitos ? Sabemos que não estamos tão fortes como na época passada, talvez nos falte um chefe de fila assumido, mas oportunidades não faltarão para todos os ciclistas. Temos esperança que o Danail vença uma etapa na Volta a Portugal, que o Marco possa sprintar com os melhores e que o Sérgio Sousa demonstre o seu real valor. Será, contudo, sempre uma equipa de futuro, com quatro jovens, Ricardo Vilela, Marco Cunha, Alberto Morrás e João Benta que, enquadradas com a veterania dos restantes poderão despontar já esta temporada. Temos esperança de estar entre os melhores momentos, como estivemos em 2009, afinal a equipa mais ganhadora .Uma coisa é certa motivação não nos faltará. “

Sem comentários:

Enviar um comentário