Faro - Albufeira, 157.5 km
Olá, sejam bem-vindos a primeira etapa da Volta ao Algarve, entre Faro e Albufeira na distância de 157.5 km.
Alinharam à partida diante do Estádio do Algarve um total de 183 ciclistas em representação de 23 equipas.
A temperatura é amena - 18º - num céu ligeiramente nublado. São esperados aguaceiros. O principal obstáculo, todavia, será o vento que se faz sentir com força na região.
km 0 - 11h00 - Partida simbólica. Alberto Contador, vencedor no ano passado alinha com o dorsal número um.
km 8 - Ataque de quatro corredores. Isolam-se Pedro Lopes (CC Loulé), Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), Hugo Sabido (LA-Rota dos Móveis) e Jeroume Baugnies (Topsport). Rapidamente ganham vantagem.
km 11 - Vantagem dos quatro fugitivos cifra-se em 28 segundos.
km 16.8 - MV em Olhão - Ordem de passagem: 1º Hugo Sabido, 2º Luís Pinheiro, 3º Jeroume Baugnies. Pelotão a 1m20s, sem comando definido.
km 21.2 - Escapados ampliam vantagem que se cifra agora em redor dos dois minutos. Pelotão não parece reagir à ofensiva.
Km 37: Fugitivos continuam a ganhar terreno ao pelotão. Diferença é de 3m10s
Correcção à ordem de passagem na meta volante de Olhão. 1º Hugo Sabido, 2º Jeroume Baugnies, 3º Luís Pinheiro.
Km 46: O forte vento tem soprado a favor dos corredores. Na primeira hora percorreram-se 45,5 quilómetros. Hugo Sabido, Luís Pinheiro, Pedro Lopes e Jerome Baugnies pedalam com 6m15s de vantagem sobre o pelotão, onde nenhuma equipa assume a perseguição.
Km 86,7: Meta Volante Loulé. Ordem de passagem: 1º Hugo Sabido, 2º Jerome Baugnies, 3º Luís Pinheiro.
Km 87: A vantagem dos quatro é de 9m20s. Já foi de 9m55s. O mau tempo está a marcar a jornada: muito vento, frio e aguaceiros. Sempre que chove, a diferença cresce, porque o pelotão abranda, por precaução e porque se perde tempo a vestir as capas impermeáveis. O pelotão atravessa agora uma zona de estrada seca, a seguir à passagem por Loulé, sendo
Km 96,5: P. Montanha 3ª Picota. Ordem de passagem: 1º Jerome Baugnies, 2º Pedro Lopes, 3º Hugo Sabido. Pelotão a 5m50s da cabeça de corrida. Quando faltam cerca de 60 quilómetros para o final, a Team HTC-Columbia assumiu a perseguição.
Já não há mais metas intermédias nesta primeira etapa da Volta ao Algarve. O belga Jerome Gaugnies (Topsport Vlaanderen-Mercator) é o líder da montanha e o portuuês Hugo Sabido (LA-Paredes Rota dos Móveis) comanda a classificação das metas volantes. Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow) e Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista) também estão na fuga do dia.
Km 120: A 37,5 quilómetros da chegada, o quarteto dispõe de 2m30s de vantagem. A fuga está condenada, prevê-se uma chegada em pelotão. A meta está instalada numa descida, em curva. Adivinha-se alta velocidade e algum perigo.
Km 126: Pelotão comandado pela HTC-Columbia está a 2m15s da frente de corrida. A perseguição faz-se de forma controlada. Não interessa anular a escapada demasiado longe da meta, de modo a que não haja muito terreno para ataques de última hora que desorganizem a preparação de uma chegada massiva.
Km 140: Só Pedro Lopes tenho resiste na frente de corrida. Pelotão a 30 segundos.
Km 143: Já não há fugitivos. Pelotão compacto a caminho de Albufeira, onde está muito público à espera dos corredores. O tempo melhorou e prevê-se sol e estrada seca para apadrinhar a luta dos sprinters.
Km 145: A 12 quilómetros da chegada, pelotão compacto a alta velocidade.
Km 149: Pelotão compacto. Houve uma queda há poucos quilómetros. Tomas Vaitkus (RadioShack) é um dos acidentados.
Km 151: Pelotão compacto.
O pelotão aproxima-se vertiginosamente dos quilómetros finais e, a poucas centenas de metros da meta, ainda há trânsito aberto. Esperemos que as autoridades policiais consigam fechar depressa a pista ao tráfego.
Km 152: Pelotão rola compacto e a elevada velocidade.
Agora sim, trânsito cortado e pista aberta para o pelotão, que rola compacto a 4 quilómetros do finais. O forte vento traz nuvens e tapa o sol. Teme-se chuva para a disputa do sprint, a descer, em curva.
Km 155: Pelotão compacto.
Pelotão perto da entrada no quilómetro final.
Pedala-se a grande velocidade a menos de um quilómetro do final.
Vitória de Benoit Vaugrenard
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário